sexta-feira, 22 de maio de 2009

DE VOLTA AOS VELHOS TEMPOS


Mulheres amazonenses contrariam estatísticas e aumentam cada vez mais a família.


Por Nathália Andrade


A produtora de televisão Elenilza Vieira, 34 e o editor de imagens Irlandino Silva, 59 ganharam mais um membro para a sua já numerosa família. Os pais de Júlia e Catarina agora vão ter que se acostumar com outra presença feminina em casa. Há 8 meses nasceu Maria Luisa, dando um novo colorido ao lar da família Silva. “Apesar de não termos planejado, a Maria Luisa já nos deu muitas alegrias, não me arrependo de nenhuma de minhas gestações, minhas filhas são minha motivação para viver”, declara a produtora, emocionada.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casais brasileiros com filhos caiu de 60 para 50%, de 1992 para 2006, o que mostra que a família Silva vai de encontro com a realidade brasileira. Segundo Elenilza, somente a primeira gravidez foi planejada. “Sempre tive problemas para engravidar e a solução foi fazer um tratamento de fertilidade. O médico me alertou que quando conseguisse, poderia ter até quadrigêmeos. Fiquei assustada, mas a vontade de ser mãe foi maior. Os planos de ter apenas um casal de filhos ficaram para traz. Depois de Júlia, 6, veio, sem querer a Catarina, 3. “Um dos fatos que contribuiu para a segunda gravidez foi o problema hormonal da minha mulher, ela não pode tomar anticoncepcional e tínhamos que nos segurar apenas com o preservativo, nós até usávamos, mas às vezes acabava passando batido. Deu no que deu", diz Irlandino.

Para a psicóloga Regina Maia a tendência de ter muitos filhos é relativa e varia de acordo com itens como classe social, educação e criação, além de fatores genéticos. “Existem muitas famílias que contrariam esse tipo de estatística, mas isso depende do entendimento de cada um. Em alguns casos é por falta de cuidados, como nas periferias, por exemplo. Mas em outros é por vontade própria, ainda existem mães que adoram ver a casa cheia e optam por ter muitos filhos porque tem condições de sustentá-los”.

O curioso na família Silva é que, além das 3 filhas, eles também convivem com Pedro Mendonça, 11 anos, filho do primeiro casamento de Irlandino. “Meus 4 filhos se dão muito bem, ele vem aqui em casa quinzenalmente e é só se juntar com as meninas que a bagunça fica completa. Por não termos um menino, minha esposa trata o Pedro como um filho, afirma o editor. Quando perguntada sobre futuras gestações, Elenilza é direta: a “fábrica” fechou. Minha mãe teve 10 filhos e criou todos muito bem, mas eu vou ficando por aqui. Finalmente fiz a laqueadura e me sinto realizada com 3, ou melhor: 4 filhos”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário